Aos 91 anos, o cacique Raoni Metuktire, uma das vozes mais ouvidas no mundo quando o assunto é a preservação ambiental e direitos dos povos indígenas, mandou recado para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo que ele ignore Jair Bolsonaro (Sem partido). O vídeo foi divulgado em ato virtual pela defesa da Amazônia nesta quinta-feira (15), mesmo dia em que foi revelada uma carta do presidente brasileiro ao mandatário estadunidense se comprometendo a zerar o desmatamento ilegal até 2030.
“Não sei falar o seu nome, o senhor [Biden] já deve ter ouvido falar de mim. Sempre lutei pela floresta e os presidentes anteriores me ouviram. Espero que me escute também. Somente este presidente está contra mim. Se esse presidente ruim falar algo para o senhor, ignore-o e diga: Raoni já falou comigo", disse Raoni.
O cacique, que participou do ato "Emergência Amazônica: Em Defesa da Floresta e da Vida", pediu para Biden ignorar Bolsonaro para que o presidente brasileiro "tome juízo".
"Ele está incentivando o garimpo, madeireiro. Quero rio limpo, a floresta em pé. Para que nos odiar tanto? Não quero ver ninguém derrubando a floresta”, disse.