Após socorrer Amazonas, Venezuela vai enviar oxigênio para o Amapá, diz senador

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) já havia pedido ajuda ao Ministério da Saúde para evitar um colapso no fornecimento de oxigênio em Macapá

Caminhões venezuelanos com oxigênio rumo a Manaus (Foto: Márcio James)
Escrito en GLOBAL el

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) anunciou na manhã desta segunda-feira (22) pelo Twitter que o embaixador da Venezuela, Alberto Castellar, garantiu que o governo Nicolás Maduro enviará oxigênio para o Amapá.

"URGENTE! Acabo de falar c/ o Embaixador da Venezuela Alberto Castellar, que nos garantiu o apoio do Governo Venezuelano para Macapá e para o Amapá na questão do oxigênio. Iremos mobilizar a logística para efetivar o auxílio que estamos recebendo", anuncou Rodrigues.

https://twitter.com/randolfeap/status/1373958959690878987

Neste domingo (21), o senador afirmou que a rede pública do estado busca soluções para evitar um colapso no fornecimento de oxigênio. Além de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público Federal (MPF), Rodrigues teria solicitado ajuda ao Ministério da Saúde.

"Solicitamos que o @minsaude contrate no mínimo 2 usinas c/ capacidade de produção de oxigênio conjunta de 18 Nm3/h p/ evitar o colapso do sistema de saúde de Macapá, assim como a União forneça apoio logístico p/ a entrega das referidas usinas de produção de oxigênio", tuitou.

https://twitter.com/randolfeap/status/1373828110555230211

Essa não será a primeira vez que o governo da Venezuela socorre um estado brasileiro com oxigênio para os pacientes da Covid-19. A primeira ajuda foi em janeiro, quando o país vizinho enviou caminhões carregados do produto durante o colapso no sistema de saúde em Manaus.

Neste domingo, Maduro anunciou que o país irá passar por duas semanas de isolamento social rígido com o objetivo de impedir a propagação da variante brasileira do vírus Sars-Cov-2, a chamada P1.

“Estávamos diminuindo no número de casos, até a chegada da variante brasileira. No dia 4 de março, foram detectadas as primeiras infecções dessa nova variante”, disse o presidente em discurso transmitido em cadeia nacional.

Maduro ainda aproveitou para criticar Bolsonaro. “É alarmante ver a situação de todo o Brasil e a atitude irresponsável do presidente Jair Bolsonaro com o povo brasileiro. Estão no maior colapso. O Brasil se converteu na maior ameaça do mundo por culpa de Jair Bolsonaro. Em meio a um colapso, ao invés de pedir ajuda a diversos setores, a cientistas, médicos, ao mundo, o que ele fez? Enfrentou a quarentena, estimulou que a população não use máscaras. Não tem nem nome para isso”, declarou.