Ganhou repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (5) um vídeo que mostra um artista de rua malabarista, que ainda não teve o nome divulgado, sendo assassinado a sangue frio por um policial no centro da cidade de Panguipulli, província de Valdívia, no Chile.
Segundo informações da imprensa local, o jovem estava fazendo malabarismo com facas em meio ao tráfego, o que incomodou os policiais.
Os agentes teriam ido até o jovem tentar fazer com que ele abandonasse as facas, mas ele teria recusado. Alguns veículos apontam que policial teriam pedido os documentos do artista de rua, que não os tinha. Outros afirmam que ele teria jogado uma faca no oficial, o que não aparece no vídeo.
Esses fatores teriam gerado irritação nos agentes, que decidiram disparar à queima roupa. O tiro causou a morte imediata do rapaz.
A população presente no local até chegou a chamar uma ambulância, que constatou a morte do malabarista. A polícia não prestou socorro. Segundo a rede TeleSur, o artista seria bastante conhecido no centro de Panguipulli.
O prefeito da cidade, Rodrigo Valdivia (Partido Socialista), lamentou a morte do jovem. “Ele era muito respeitoso, uma pessoa pacífica, que sempre caminhava com um casal de cachorros”, declarou. "Não sei a motivação do policial para sacar a arma e começar a atirar no jovem malabarista", completou o prefeito, que pondera que uma reação o jovem também não teria sido prudente.
Nas redes sociais, ativistas denunciaram o episódio como mais uma mostra da desproporção da resposta dos Carabineros do Chile, conhecidos por sua repressão contra a população. Barricadas foram montadas na cidade em protesto contra o assassinato.
Na Plaza de la Dignidad, em Santiago, também houve mobilização.
Com informações do The Times Chile, do Piensa Prensa, da Red Panguipulli, da TeleSur, do El Desconcierto, e da CNN Chile
ASSISTA (Contém cenas fortes):