O governo da Rússia informou, neste sábado (20), que foram detectados no país sete casos confirmados de pessoas com a gripe aviária H5N8. Este tipo de doença nunca havia sido registrada em humanos anteriormente.
Segundo as autoridades de saúde locais, os 7 casos confirmados são de trabalhadores de granjas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já foi informada sobre as infecções.
Anna Popova, chefe da agência reguladora sobre direitos do consumidor na Rússia, procurou tranquilizar a população em entrevista à imprensa, afirmando que os sintomas da doença são leves e que os infectados se recuperam bem.
Ela disse ainda que o contágio estaria sob controle, já que o vírus não seria transmissível de um humano para outro, apenas de aves para humanos.
A chefe da agência, porém, fez um alerta: "o tempo dirá com que rapidez as mutações subsequentes levarão ao vírus a superar essa barreira".
Essa gripe aviária detectada na Rússia é causada por um vírus com uma cepa diferente daquele que causou surtos em diferentes países e foi batizada de H5N1.