Biografia de Lula é citada pelo The Guardian em lista de "livros para entender o mundo"

O jornal britânico divulgou nesta quinta lista com obras que foram indicadas pelos jornalistas da publicação

Lula no Podepah Podcast (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

O jornal britânico The Guardian divulgou nesta quinta-feira (15) uma lista de "livros para entender o mundo", cujas obras foram indicadas pelos jornalistas da publicação.

Entre as indicações há uma biografia sobre o ex-presidente Lula, mas não, não é a escrita por Fernando Morais - Lula: biografia Vol 1 (Cia. das Letras), mas sim de uma que foi escrita por um historiador dos EUA.

Intitulado "Lula e sua política de astúcia" (Lula and His Politics of Cunning, em inglês), e de autoria do historiador John D. French, historiador da Universidade da Carolina do Norte.

Biografia escrita por John D. French, historiador da Universidade da Carolina do Sul/Foto: divulgação/University of South Carolina

A indicação foi feita pelo jornalista Tom Philips, que cobre a América Latina para o The Guardian.

Em sua descrição sobre o livro, Philips afirma que À primeira vista, Lula e sua política de astúcia parece ser um livro sobre o passado do Brasil: a história de um líder sindical perspicaz que se tornou "o presidente mais popular da história do Brasil e talvez do mundo".

Para o jornalista Tom Philips, France constrói um relato "magistral sobre a jornada de Luiz Inácio Lula da Silva da pobreza rural à presidência do Brasil - e sua subsequente queda - está impregnado de presente e futuro".

O provável confronto entre Lula e Bolsonaro nas eleições de 2022 também é destacado pelo jornalista do Guardian.

"O confronto iminente entre o esquerdista Lula e seu arquirrival de extrema direita, Jair Bolsonaro - eleito em 2018 depois que Lula foi preso por um juiz que passou a trabalhar para Bolsonaro - paira sobre a biografia de French. O desprezo do autor pelo atual presidente - a quem ele chama de "troll fascista de extrema direita" - também é claro", diz Philips.

Por fim, o jornalista afirma que Lula se prepara para o confronto de sua vida.

"Mas a estrela do show é a coragem e a sagacidade de um político que uma vez se comparou a uma jararaca chamada jararaca. Com base nas palavras de admiração de francês, Lula, a víbora da cova, está se preparando para a luta da sua vida", finaliza.

A lista pode ser conferida na íntegra aqui

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar