Lula será o principal conferencista em evento sobre futuro do Brasil em Paris

O convite foi feito pelo Instituto de Estudos Políticos (“Sciences Po”), dez anos depois que a instituição concedeu ao ex-presidente o título de Doutor Honoris Causa

Foto: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O conceituado Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) anunciou, em suas redes sociais, que o ex-presidente Lula será o principal palestrante de um evento organizado pela instituição. O tema da conferência é “Qual o lugar do Brasil no mundo de amanhã?”.

A participação de Lula será no dia 16 de novembro e acontece dez anos após o ex-presidente receber o título de Doutor Honoris Causa da Sciences Po, instituição pública francesa de ensino superior, que atua nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Lula foi o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa pela instituição, considerada uma das melhores do mundo.

O evento visa debater o futuro do Brasil e fazer um balanço sobre o que aconteceu no país desde que Lula deixou a presidência, em 2011.

A conferência faz parte “de uma jornada europeia, durante a qual o ex-presidente se encontrará com muitos líderes europeus”, divulgou a instituição.

A viagem de Lula deve durar dez dias e ele passará por Alemanha, Bélgica, França e Espanha. 

https://twitter.com/sciencespo/status/1456925087559561223

Há dez anos

No dia 27 de setembro de 2011, o já ex-presidente Lula recebia o título de Doutor Honoris Causa do Institut d’Études Politiques de Paris, a prestigiada SciencesPo. Aquela não foi a única honraria do tipo: o líder político brasileiro recebeu outros 35.

“Mesmo sendo derrotado tantas vezes, como eu fui, eu continuava acreditando que um dia a gente poderia ganhar, para provar que a gente teria condições de fazer mais do que a elite política brasileira tinha feito até então. Era quase que um orgulho pessoal, eu diria que quase que um orgulho de classe, provar que um trabalhador que não tinha diploma universitário poderia fazer tanto ou mais do que aqueles que tinham governado meu país com um diploma”, disse Lula em seu discurso no histórico edifício da Rue Saint-Guillaume, no quartier Saint-Thomas-d’Aquin.