Os países presentes na COP26 vão apresentar nesta terça-feira (2) um acordo global onde se comprometem a acabar com o desmatamento.
De acordo com o documento a ser apresentado, a meta é acabar com desmatamento até 2030.
Um fundo de US$ 19 bilhões, com verbas públicas e privadas, será constituído para ajudar países em ações na proteção e restauração das florestas. O Brasil está na lista.
O acordo foi revelado pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.
"Países que abarcam dos bosques setentrionais do Canadá e da Rússia às florestas tropicais de Brasil, Colômbia, Indonésia e República Democrática do Congo vão apoiar a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre as florestas e o uso da terra", revelou o comunicado do primeiro-ministro do Reino Unido.
Os países citados por Johnson reúnem 85% das florestas do mundo, uma superfície de mais de 33,6 milhões de Km2.
"Teremos a chance de encerrar a longa história da humanidade como conquistadora da natureza e, ao invés disso, nos tornamos seus guardiões", destacou Boris Johnson por meio de um comunicado.
O fundo será destinado, principalmente, aos chamados países em desenvolvimento e terá como foco o apoio à restauração de terras degradadas, a luta contra os incêndios florestais e a defesa dos direitos das comunidades indígenas.
Com informações do Estado de S. Paulo