Volta de Lula ao governo é esperada com muita ansiedade por eurodeputados, diz Humberto Costa

Senador acompanhou o ex-presidente em sua passagem pelo Parlamento Europeu em Bruxelas, onde foi ovacionado

Humberto Costa e Lula no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

Em relato enviado à Fórum, o senador Humberto Costa (PT-PE), que acompanhou Lula (PT) durante sua agenda em Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira (15), afirmou que a volta do ex-presidente ao governo do Brasil é "esperada com muita ansiedade" por eurodeputados.

O petista participou da Conferência de Alto Nível da América Latina no Parlamento Europeu. O evento, promovido pelo bloco social-democrata da casa legislativa, contou com a participação, além de Lula, de José Luis Rodríguez Zapatero, ex-primeiro Ministro da Espanha (2004-2011) e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, Colômbia, entre outras lideranças políticas internacionais.

Pouco antes de fazer seu discurso, Lula concedeu entrevista coletiva em que denunciou que Jair Bolsonaro (Sem partido) é “peça importante da extrema-direita nazista”, e falou sobre o fato de sua candidatura à presidência em 2018 ter sido vetada. Ele foi interrompido por aplausos por diversas vezes. Pouco antes, Lula já havia sido aplaudido de pé pelos presentes ao entrar no plenário da conferência.

"Lula foi aplaudido de pé por todos e compunham aquele plenário e efusivamente saudado pelo ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, que fez um discurso emocionante, mostrando a importância para o mundo de uma nova eleição de lula para governar o Brasil", relata Humberto Costa.

"Não tenho nenhuma dúvida do que vi aqui da expectativa da imprensa, dos parlamentares, da população mundial, de que Lula possa voltar, substituir Bolsonaro, que tem uma imagem profundamente negativa em todo mundo como alguém quem não se preocupou em conduzir adequadamente o enfrentamento a pandemia, que não valoriza a vida, que não valoriza o meio ambiente. E, dada a importância que nosso país tem e todos esses aspectos, sem dúvida é esperada com muita ansiedade a possibilidade de Lula voltar a governar nosso país", prossegue o senador.

Discurso

Em seu discurso na conferência, Lula expôs aos presentes, entre outros pontos, que o Brasil voltou a conviver com a fome, denunciou os ataques constantes do governo Bolsonaro contra a população indígena e a omissão do atual presidente no âmbito da pandemia do coronavírus.

“Apesar de tudo, digo com total convicção: o Brasil tem jeito. Sei disso porque num passado muito recente nós fomos capazes de reconstruir e transformar o país, e temos plena capacidade de reconstrui-lo outra vez”, declarou o petista.

Leia a íntegra do discurso de Lula aqui.