O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou neste domingo (14) com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos.
A reunião ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, na sede da chancelaria da União Europeia. Acompanharam o encontro o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim e o ex-ministro Aloizio Mercadante.
Josep Borrel esteve recentemente no Brasil para discutir a COP 26, que fechou a negociação ontem com um acordo aquém de expectativas mais avançadas sobre o tema. Nos governos do PT, o Brasil liderava a discussão sobre sustentabilidade no mundo.
Lula falou que é necessário avanços no G-20 e na ONU para um debate sobre cooperação e para o enfrentamento de temas globais, como a emergência climática.
Lula e Borrell também conversaram sobre a conjuntura da América Latina e União Europeia, e da importância desse diálogo e cooperação para a construção de um mundo multipolar.
1 - Encontro com Josep Borrell, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores. Conversamos muito sobre a conjuntura brasileira e latino-americana.
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2021
? @ricardostuckert pic.twitter.com/RcgTMR9mgY
Nova agenda
Lula é um dos convidados para debater uma nova agenda progressista com líderes da Europa e da América Latina na Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social democrata no Parlamento Europeu nesta segunda-feira (15).
Notícias relacionadas
- Com Lula, deputado alemão dispara: “Brasileiros merecem presidente melhor que o incompetente Bolsonaro”
- PSB condiciona apoio a Lula à candidatura de Márcio França em SP: “É pra valer”
O presidente do grupo social democrata no Parlamento Europeu, Iratxe García Pérez, fará a abertura da reunião e o ex-presidente Lula dará a palestra principal do evento.
Entre os oradores, também estarão: Claudia Sheinbaum Pardo, chefe do Governo da Cidade do México; José Luis Rodríguez Zapatero, ex-Primeiro Ministro da Espanha (2004-2011); e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, Colômbia. O encerramento da reunião será feito pela coordenadora e pelo co-presidente da EuroLat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana), Maria-Manuel Leitão Marques e Javi López.
Antes do debate, Lula vai conceder uma entrevista ao vivo ao lado de García Perez – às 12h de Brasília. O evento acontece em seguida e será transmitido pelos canais do Parlamento Europeu.
A participação de Lula no evento acontece após Jair Bolsonaro (Sem partido) fugir do debate na COP26. Em seu discurso, o ruralista Joaquim Leite, que ocupou o Ministério do Meio Ambiente após a queda de Ricardo Salles, afirmou que “onde existe muita floresta, existe muita pobreza”.
Em Dubai, onde levou uma comitiva gigante e mentiu sobre a devastação da Amazônia, o presidente brasileiro desdenhou da COP26 e disse que o Brasil foi “atacado”.