Por meio de suas redes sociais, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, anunciou na manhã deste sábado (9) que o país iniciou a vacinação de crianças e adolescentes. A partir de hoje, todos aqueles com idade acima de 2 anos já podem receber o imunizante.
Além disso, o governante também comemorou o fato de que, a partir desta semana Cuba iniciou a aplicação da segunda dose da Soberana, vacina produzida pelos pesquisadores cubanos, em mais de 1 milhão e 800 mil adultos.
O líder do governo cubano também anunciou que os pesquisadores do país começaram os testes clínicos da Soberana Plus, imunizantes que será destinado às crianças e adolescentes que foram acometidos pela Covid.
Soberana: a vacina cubana
Estudo divulgado pelo grupo BioCubaFarma, em Cuba, nesta segunda-feira (21) aponta que a vacina Abdala, produzida em parceria com o Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia (CIGB), conseguiu 92,28% de eficácia contra a Covid-19 com 3 doses aplicadas.
“Abdala atinge 92,28% de eficácia com seu esquema de 3 doses e se torna a segunda candidata à vacina cubana que atende aos requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz mensagem publicada pelo CIGB.
A vacina Soberana 02, do Instituto Finlay, também teve seus dados de eficácia revelados nesta segunda. Com duas doses, o imunizante possui um índice de 62%. Para aumentar ainda mais essa taxa, os cubanos estudam uma aplicação extra com a Soberana Plus.
Outro fator importante é que esses dados foram obtidos já com as novas cepas em circulação, um desafio a mais para os imunizantes. Os testes foram concluídos em maio.