"A violência e a destruição que estão ocorrendo no Capitólio dos EUA devem parar e isso deve parar agora. Todos os envolvidos devem respeitar os policiais e deixar o prédio imediatamente", foi o que disse o vice-presidente não-reeleito dos Estados Unidos, Mike Pence, sobre a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente não-reeleito Donald Trump.
Pence era o presidente da sessão do Congresso que iria certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. O vice-presidente em exercício se recusou a atender os apelos golpistas do chefe da Casa Branca e conduziu a sessão sem tentar modificar o resultado.
Essa decisão irritou Trump, que usou o Twitter para chamar Pence de "covarde".
No Twitter, o vice-presidente ainda disse que "o protesto pacífico é um direito de todo americano, mas este ataque ao nosso Capitólio não será tolerado e os envolvidos serão processados em toda a extensão da lei".
Além disso, Pence deixou de seguir Trump no Twitter, reforçando o rompimento entre os dois.
Apesar dos apelos de parte de sua equipe, Trump apenas pediu que seus apoiadores "se mantenham pacíficos” e não pediu que deixem o local.