Em meio a uma tarde tensa, marcada pela invasão do Congresso dos Estados Unidos por golpistas apoiadores do presidente não-reeleito Donald Trump, o Partido Democrata conseguiu garantir as duas cadeiras do Senado do estado da Geórgia nas eleições de segundo turno realizadas na terça-feira (5).
A apuração encerrada nesta quarta-feira (6) apontou vitória do reverendo Raphael Warnock e de Jon Ossoff , ambos do Partido Democrata. Com esse triunfo duplo, os democratas conquistaram o número exato de parlamentares para ter maioria na casa legislativa.
A divisão de cadeiras ficou em 50 para os democratas e 50 para os republicanos. Como a vice-presidenta eleita Kamala Harris exerce o comando do Senado, o partido do presidente eleito Joe Biden será majoritário na casa. Harris é quem dá o voto de minerva em situações de empate.
A maioria da Câmara dos Representantes já havia sido garantida nas eleições de novembro.
O primeiro senador negro eleito pela Geórgia
A vitória de Warnock representa a eleição da primeira pessoa negra a ocupar uma cadeira no Senado pelo estado da Georgia. O senador eleito é pastor na Igreja Batista Ebenezer, mesmo templo que um dia já foi conduzido por Martin Luther King. Para muitas pessoas, Warnock encarna o espírito político e militante do Dr. King no século XXI.