O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta quarta-feira (6) para condenar a invasão do Congresso dos EUA por apoiadores do presidente não-reeleito Donald Trump. A ação foi condenada pelo vice-presidente em exercício, Mike Pence.
"Nossa democracia está sofrendo um ataque inédito. Como muita coisa que vemos em tempos modernos, um ataque à liberdade, à civilidade, um ataque aos representantes do povo, à polícia do Capitólio, e aos servidores que trabalham no coração da nossa República. Um ataque à lei como poucas vezes vimos, ao Estado de Direito", disse Biden em discurso pacificador.
"As cenas que vimos no Capitólio não refletem o verdadeiro estadunidense. O que temos visto é um pequeno grupo de extremistas. Isso é desordem, caos e deve terminar agora. Eu peço que essa gangue encerre isto", completou.
Biden ainda cobrou que o presidente Donald Trump vá em cadeia nacional e peça que a mobilização golpista seja parada. Apesar de sugestões de assessores em prol de uma intervenção que encerre o ato, o mandatário apenas pediu que a mobilização seja "pacífica".
O presidente eleito evitou usar a palavra "golpe".
Confira o pronunciamento completo: