Um grupo de apoiadores do presidente republicano Donald Trump conseguiu invadir o Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6), dia em que está previsto a sessão que vai certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais.
LEIA TAMBÉM: Washington DC decreta toque de recolher após invasão do Congresso dos EUA por apoiadores de Trump
Imagens divulgadas por jornalistas nas redes sociais mostram os "trumpistas" agredindo policiais com o objetivo de invadir o Congresso e pressionar os delegados a respaldarem um golpe do presidente vigente, republicano.
O grupo conseguiu ocupar toda a frente do Capitólio e adentrar no local, apesar de uma tentativa de trancamento do local por parte de seguranças.
A sessão que acontecia a certificação eleitoral foi suspensa. Segundo informações da CNN Brasil, legisladores foram encaminhados para os escritórios por túneis subterrâneos.
Discurso golpista
A movimentação aconteceu pouco depois do mandatário saliente fazer um discurso em comício que contou com a presença de milhares de apoiadores em Washington DC afirmando que “nunca aceitará a derrota".
“Nós nunca vamos conceder [a eleição]. Isso não vai acontecer … não vamos mais aceitar isso”, disse o republicano, que discursa atrás de um escudo transparente de proteção contra tiros.
Em atualização
Confira: