Partido Republicano pede auditoria de emergência para impedir certificação da vitória de Biden

Grupo de 11 senadores liderados por Ted Cruz tenta nova estratégia para evitar a consolidação da derrota de Donald Trump

Escrito en GLOBAL el

Um grupo de legisladores do Partido Republicano estadunidense ainda acredita na reviravolta do resultado das eleições de 3 de novembro, e para tanto apresentou neste domingo (3) um pedido para que se realize uma auditoria de emergência à contagem dos votos.

A iniciativa é liderada pelo senador Ted Cruz, representante do Texas, e está baseado em supostas “denúncias sem precedentes de fraude eleitoral, violações e aplicação negligente da lei eleitoral e outras irregularidades na votação”, segundo o documento que a solicita.

“Pretendemos votar em 6 de janeiro para rejeitar os informes estaduais contestados como não ‘regularmente entregues’ ou ‘legalmente certificados’ (o requisito legal), a menos que a auditoria de emergência de 10 dias seja concluída”, declarou o grupo de senadores.

A data mencionada corresponde à sessão do Congresso estadunidense na qual a vitória de Joe Biden deveria ser oficializada de forma definitiva, caso as estratégias dos aliados de Trump, como esta do grupo de Ted Cruz, não tenham sucesso.

Caso os resultados eleitorais sejam confirmados pelo Legislativo estadunidense nesta quarta-feira (6), Biden deverá assumir a Casa Branca no próximo dia 20 de janeiro.