Uma onda de protestos tomou conta da Holanda. Várias cidades repetiram o que havia ocorrido no domingo (24) e registraram cenas de destruição e violência, nesta segunda-feira (25). As manifestações são contrárias ao toque de recolher, imposto como forma de controle da pandemia do coronavírus.
Jatos d´água foram utilizados pela tropa de choque da polícia, em confronto com grupos de manifestantes na cidade portuária de Roterdã. O mesmo aconteceu na pequena cidade de Geleen, perto de Maastricht, Haia e Bolduque.
Mais de 70 pessoas foram presas por volta das 22 horas (19 horas em Brasília), de acordo com informações da emissora holandesa NOS.
A polícia de Geleen tinha informado anteriormente em um tuíte: “Há um confronto entre a polícia, a tropa de choque e jovens arruaceiros que estão jogando fogos de artifício”.
O prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, publicou um decreto de emergência, no qual ampliou os poderes da polícia para fazer detenções.
Início dos protestos
No domingo (24), a polícia já havia detido 250 pessoas, depois de usar jatos d'água e gás lacrimogêneo para dispersar protestos em Amsterdã, Eindhoven e outras cidades, segundo a imprensa local.
Na noite desta segunda (25), prefeitos de várias cidades anunciaram que vão adotar medidas de emergência para tentar evitar novos distúrbios.
Assista aos vídeos:
Com informações da France Presse