Marcelo Rebelo de Sousa, independente, foi reeleito presidente de Portugal em primeiro turno nas eleições realizadas neste domingo (24) no país europeu.
Projeção da Universidade Católica encomendada pela rede RTP aponta que o atual presidente deve terminar a apuração com um percentual entre 57% a 62% dos votos e garantir a vitória sem a necessidade de um segundo turno.
Com 97,77% apurado, Rebelo aparece com 61,77% dos votos. A participação registrada é de apenas 37,41% dos eleitores em um pleito realizado em meio à pandemia da Covid-19.
Ana Gomes, do Partido Socialista, alcançou 12,17% dos votos apurados e chegou à segunda colocação. Gomes integra o partido do primeiro-ministro António Costa.
O candidato da extrema-direita, André Ventura, ficou em terceiro lugar, com 11,90%. Ventura é chamado de "Jair Bolsonaro português". Ele havia dito que renunciaria à liderança do partido Chega se ficasse atrás da socialista.
Em grande parte da apuração, Ventura esteve à frente, mas a distância foi diminuindo e Gomes conseguiu virar para cima do ultraconservador, conforme apontavam as projeções iniciais.
Com informações da RTP e do Público
Atualização às 19h