O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior do Chile (Onemi), equivalente à Defesa Civil no Brasil, emitiu um alerta de evacuação das praias por risco de Tsunami a todos os celulares do país neste sábado (23) em meio a fortes terremotos que abalaram o país. A mensagem, no entanto, foi enviada por engano.
"Alerta de Emergência. Onemi determina abandonar zona de praia", dizia a mensagem que foi enviadas para os celulares dos chilenos diversas vezes. Ao acessar a mensagem, era possível observar que o anúncio se trava de "ameaça de Tsunami para as costas do Chile".
Após o alarme geral, o Onemi foi às redes informar que a mensagem deveria ter sido enviada apenas para os celulares dos integrantes da base chilena na Antártida. "Nossos técnicos estão verificando a falha do sistema", afirma a entidade no tuíte.
Por conta da confusão, que provocou a evacuação em alguns lugaras, a Onemi teve que reforçar que o alerta não era para todo o país: "Atenção. Reiteramos que nenhuma evacuação foi declarada para o litoral em nível nacional, apenas para a área de praia do território antártico".
Nas redes sociais, diversos usuários criticaram a entidade e mostraram a quantidade de alertas que foram recebidos. Uma série de memes também surgiu.
Com informações do 24 Horas Chile
Confira: