O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (12) que a Europa precisa evitar comprar soja produzida no Brasil para barrar o desmatamento na Amazônia.
Em seu Twitter, Macron escreveu: “Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos coerentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa”.
A publicação incluiu um vídeo em que ele fala da questão a jornalistas.
"Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes", afirmou. "Nós precisamos da soja brasileira para viver? Então nós vamos produzir soja europeia ou equivalente", completou.
No entanto, o presidente francês não apresentou nenhum dado que comprovasse a relação entre desmatamento do bioma amazônico e produção de soja no Brasil.
As críticas foram feitas durante o “One Planet Summit”, evento realizado nesta semana em Paris, no qual Macron é anfitrião. O encontro reúne cerca de 30 chefes de Estado, empresários, representantes de organizações não-governamentais (ONGs). O Brasil não participa do evento. O tema neste ano foi dedicado à preservação da biodiversidade.
Veja a publicação e a fala de Macron.