O presidente dos EUA, Donald Trump, se recusou a se comprometer com uma transferência pacífica do poder se perder as eleições de novembro para o democrata Joe Biden.
"Bem, teremos que ver o que acontece. Você sabe disso", disse o republicano, em entrevista coletiva na Casa Branca, ainda na quarta-feira (23, horário local).
"Venho reclamando muito das cédulas. E as cédulas são um desastre", continuou o Trump, se referindo ao sistema de votação pelo correio. Muitos estados estão encorajando a votação pelo correio, citando a necessidade de manter os cidadãos protegidos do coronavírus.
Quando o jornalista argumentou que "as pessoas estão se rebelando", Trump interveio: "Livre-se das cédulas e você terá uma muito, muito pacífica transferência... não haverá uma transferência, francamente, vai ser uma continuação".
O presidente também disse acreditar que o resultado da eleição pode acabar na Suprema Corte dos EUA
Nunca um presidente derrotado em tentativa de reeleição se recusou a aceitar o resultado nos EUA. Segundo especialistas, se Trump tomar essa atitude pode levar o país a um território desconhecido e não está claro como o processo terminaria.