A cena aconteceu nesta quinta-feira (24). Era uma sessão virtual da Câmara dos Deputados da Argentina, que estava sendo transmitida ao vivo. Em um dos quadros da linha inferior estava a câmera de Juan Emilio Ameri, deputado kirchnerista, representante da província de Salta.
Em um momento, Ameri se afasta da câmera e sua namorada aparece, e se senta no seu colo. Após alguns minutos em que parece que Ameri está conversando com ela, sem se importar com o que acontece na sessão, ele puxa um dos seios da mulher para fora da blusinha, o manuseia, e depois o beija.
O flagra se tornou vídeo viral nas redes sociais em poucos minutos, e fez com que o presidente da Câmara de Deputados, Sergio Massa, decidisse suspender temporariamente o parlamentar da sua própria coalizão – de sustentação ao governo de Alberto Fernández.
No entanto, parlamentares opositores ameaçam apresentar uma queixa na Comissão de Ética e pedir a expulsão de Ameri. Por outro lado, o jornal argentino Página/12 afirma que há rumores de que a própria coalizão governista Frente de Todos está pressionando para que o deputado renuncie.
Em entrevista ao canal local C5N, Ameri disse estar “envergonhado, muito envergonhado, e minha namorada está aqui chorando”. Ele justificou a situação dizendo que achava que a conexão havia caído. “Eu sabia que a câmera estava ligada, mas pensei que não estava transmitindo”.
Também contou que “minha mulher queria me ver porque havia colocado prótese nos seios recentemente, e queria me mostrar. Eu apenas dei um beijo em uma teta, e isso foi tudo”.
Estas são as desculpas do deputado: