O ex-presidente da Itália e mega empresário das comunicações Silvio Berlusconi testou positivo para o novo coronavírus. A informação surgiu nesta quarta-feira (2).
Aos 84 anos, o caso de Berlusconi pode ser considerado delicado, já que ele se encontra dentro do chamado “grupo de risco”, não só pela idade mas por seu histórico médico – em 2019, o fundador e líder do partido de direita Forza Italia foi operado de um problema intestinal e, em 2016, foi submetido a uma cirurgia ao coração.
Entretanto, sua assessoria de imprensa, que confirmou a notícia do seu contágio, divulgou uma nota da equipe médica, onde assegura que “o paciente não apresentou sintomas até o momento”.
A assessoria também informou que Berlusconi foi levado a uma residência na região de Arcore, nos arredores de Milão, “onde passará pelo devido período de isolamento”, acompanhado pela equipe do médico Alberto Zangrillo, que também é diretor do Departamento de Anestesia e Reanimação e da Unidade Vascular do hospital San Rafael. No mesmo dia em que conheceu a notícia sobre Berlusconi, a Itália registrou 1,3 mil novos casos de covid-19, e também 6 novas mortes. Desde o início da pandemia, o país europeu já acumula 271 mil contaminados, com 35 mil falecidos e 208 mil recuperados da doença.