Comuns nessa época do ano, verão no hemisfério norte, os incêndios florestais que atingiram a Costa Oeste dos Estados Unidos são 20 vezes maiores do que os registrados no ano passado. É o maior incêndio em 30 anos.
As cinzas cobrem as cidades, o calor é intenso e a fumaça provoca problemas respiratórios. Nos estados da Califórnia, Washington e Oregon, milhares de hectares já foram tragados pelas chamas. Na Califórnia, os ventos fortes espalham as labaredas e dificultam o trabalho de brigadistas e bombeiros.
Muita gente está sendo resgatada por helicópteros e pessoas estão sendo evacuadas às pressas de suas casas, em algumas localidades, o que gera um enorme problema durante a pandemia, porque é preciso albergá-las e, ao mesmo tempo, respeitar as regras de segurança e distanciamento social.
Segundo a governadora do Oregon, Kate Brown, esses incêndios podem impor a maior perda de vidas humanas e de propriedades de toda a sua história.
Também no Oregon, um motorista flagrou uma enorme bola de fogo a explodir em meio às chamas.
Em Serra Nevada, na Califórnia, um grupo de amigos foi surpreendido pelas chamas e teve que improvisar uma fuga debaixo de cinzas e cercado por labaredas. Uma das garotas do grupo afirma ter ouvido uma grande explosão antes de começarem as chamas, acreditando que o fogo fora provocado por um raio.
O céu escureceu também na região da Bay Area, em San Francisco, tomando uma coloração alaranjada devido às partículas suspensas no ar.
Autoridades aconselham as pessoas a permanecerem em casa e manterem as janelas fechadas com a ventilação voltada para a recirculação. Purificadores de ar também são recomendados.