Pentágono reconhece que a China já supera os EUA em construção de navios militares

Um informe do Departamento de Defesa norte-americano admite que o rival asiático tem maior capacidade de modernização da sua frota, e também de fabricação de mísseis e aperfeiçoamento dos sistemas de defesa aérea integrada

A águia dos Estados Unidos contra o dragão da China (Imagem: reprodução Twitter)
Escrito en GLOBAL el

Em um informe do Departamento de Estado norte-americano conhecido nesta terça-feira (1º), analistas do Pentágono afirmam que a China já equiparou ou até mesmo superou os Estados Unidos em muitos aspectos militares, incluindo a construção de navios, a produção de mísseis e o aperfeiçoamento dos sistemas de defesa aérea integrada.

“A China já alcançou a paridade com os Estados Unidos - ou mesmo a ultrapassou - em várias áreas de modernização, incluindo construção naval, mísseis balísticos lançados em terra convencionais e mísseis de cruzeiro e sistemas integrados de defesa aérea”, explica o informe.

Em outro trecho do documento, o Pentágono sustenta que “é provável que Pequim busque desenvolver, até meados deste século, um exército que seja igual ou, em alguns casos, até superior ao dos Estados Unidos, ou de qualquer outra grande potência que a China. considere uma ameaça”.

Também alega que “nas últimas duas décadas a China mobilizou recursos, tecnologia e vontade política de fortalecer e modernizar seu exército em quase todos os aspectos, e também possui armas de fabricação russa (…) passou a ter uma das maiores forças do mundo para sistemas avançados de longo alcance, e sistemas produzidos internamente, que são parte de sua arquitetura de sistemas de defesa aérea integrada”.

Finalmente, o documento concluiu que “a China continua a minar a ordem com base em padrões internacionais para promover seus próprios interesses”.