Presidente do Líbano diz que ataque por "míssil ou bomba" pode ter causado explosão em Beirute

Michel Aoun afirmou que foi aberta uma investigação para determinar se a explosão foi causada por negligência, acidente ou uma possível interferência externa

Michel Aoun (Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

O presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou em entrevista nesta sexta-feira (7) que “não se pode excluir” que as explosões ocorridas em Beirute nesta semana possam ter sido causadas por ataque de "míssil ou bomba".

Leia também: Jornalista israelense denuncia que explosão em Beirute foi causada por ataque à míssil de Israel

De acordo com a agência de notícias AFP, o presidente libanês afirmou que a explosão ocorreu por problemas “em três níveis” e que isso pode indicar “a possibilidade de uma intervenção externa por meio de míssil, bomba ou outros meios”.

“Primeiro, como o material explosivo entrou e foi armazenado. O segundo foi a explosão, resultado de negligência ou acidente. E, terceiro, a possibilidade de haver interferência externa”, disse.

Ainda de acordo com a agência de notícias, Aoun rejeitou pedidos de investigação internacional sobre a explosão.

Conforma noticiado pela Fórum nesta sexta-feira (7), já especulava-se que a explosão em Beirute foi causada por ataque externo, e não por acidente.

O jornalista isralense Richard Silverstein, autor do blog Tikun Olam, dedicado desde 2003 à cobertura do conflito árabe-israelense, publicou uma reportagem na terça-feira (4) afirmando que Israel foi o responsável pela explosão que matou mais de 150 pessoas na capital libanesa.

De acordo com o jornalista, que também publica textos no jornal britânico The Guardian, a intenção de Israel seria atacar um depósito de armas do Hezbollah no porto de Beirute, porém, segundo Silverstein, “eles não sabiam (ou se sabiam, não se importavam) que havia 2.700 toneladas de nitrato de amônio armazenadas em um armazém ao lado”. A informação parte de uma fonte israelense confidencial.

https://twitter.com/AFP/status/1291728992811257858
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar