O Departamento de Justiça do Estado de Wisconsin emitiu um comunicado nesta quarta-feira (26), no qual revelou a identidade do policial que realizou os sete disparos contra Jacob Blake, no domingo (23), em mais uma ação de abuso policial contra um negro estadunidense, desta vez na cidade de Kenosha.
Se trata de Rusten Sheskey, que aparece no vídeo efetuando os tiros pelas costas de Blake quando este tentava entrar em seu carro, onde estavam seus três filhos, que viram a cena do pai sendo atacado pela polícia.
Entretanto, o mesmo Departamento de Justiça alega que Blake tinha uma faca nas mãos no momento em que Sheskey faz os disparos. A versão é estranha, já que no vídeo que mostra o ataque, não é possível ver, em nenhum momento, que Blake tenha algo nas mãos, ou que esconde algo nos bolsos, ou que tem qualquer atitude ameaçadora com respeito aos policiais.
Segundo a versão das autoridades estaduais de Wisconsin, os policiais tentaram render Blake usando um dispositivo de choque, mas não conseguiram, e só depois Sheskey abriu fogo. Novamente, não é isso que vê no vídeo: Blake abre a porta do seu carro, onde estão seus três filhos, e parece tentar entrar nele, e é nesse momento que o policial atira, com a vítima ainda de costas, ainda sem manifestar nenhum tipo de reação ou ameaça.
A versão estaria baseada nos testemunhos do próprio Sheskey e de outros policiais que participaram da abordagem (e cujas identidades não foram reveladas).
O comunicado também afirma que os policiais foram ao local após um telefonema de uma mulher relatando que estaria sendo acossada pelo namorado, mas sem confirmar que se trataria de Jacob Blake.