Uma embarcação que estava encalhada nas Ilhas Maurício, país da África Oriental, se partiu em dois depois de ter vazado entre 800 e 1000 toneladas de petróleo para o mar, segundo comunicado revelado neste domingo (16) pela empresa responsável pelo navio, Mitsui OSK Lines.
“Era algo esperado. Já nesta manhã, um helicóptero se apressou para transportar o petróleo que estava sendo extraído do navio, porque as autoridades e equipes de resgate temiam que ele se partisse em questão de horas”, afirmou o assessor ambiental das Ilhas Maurício, Mokshanand Sunil Dowarkasing, segundo a Agência Efe.
O navio japonês “MV Wakashio” se encontrava preso em um recife, na costa sudeste do país, desde 25 de julho deste ano, transportava 3.800 toneladas de combustível da China para o Brasil.
A área prejudicada é considerada de grande diversidade marinha e terrestre por profissionais da Biologia e vinha sendo reabilitada há 15 anos, com monitoramento de biólogos e oceanógrafos.
Apesar de ter boa parte de seu conteúdo vazado para o recife de coral, ainda restavam 166 toneladas de combustível para serem bombeadas pelo governo das Ilhas Maurício, afim de conter os impactos ambientais acarretados pelo acidente.