O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou neste sábado (15) que fez uma doação pessoal de 100 mil dólares, um quarto do seu salário anual, para financiar a reparação de monumentos com homenagens racistas que foram destruídos em protestos recentes no país.
A iniciativa foi anunciara em mensagem publicada na sua conta pessoal de Twitter, e será entregue ao Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, que está encarregado de realizar a reconstrução das obras destruídas.
“Prometi a vocês que não receberia um centavo de salário como seu presidente. Eu doo todos os 400 mil dólares (que recebo)! É uma honra doar estes 100 mil para o Serviço Nacional de Parques, para ajudar a reparar e restaurar nossos grandes monumentos nacionais. Tão importante para nossa história americana! Obrigado!!”, declarou Trump.
Desde o assassinato de George Floyd, em 25 de maio, realizado por quatro policiais brancos de Minneapolis, a comunidade afro-americana vem realizando diversas manifestações contra o racismo institucional, que têm como uma de suas características o ataque a estátuas de personagens da história estadunidense associados ao racismo.
Várias delas foram pichadas, vandalizadas e destruídas. Quando ocorreram as primeiras manifestações, Trump se posicionou como inimigo dos protestos e suas demandas, chegando a catalogar os movimentos antirracistas e antifascistas como “terroristas”, e a citar frases de John Edgar Hoover, primeiro diretor da história do FBI, conhecido por sua postura racista e sua perseguição a figuras como Malcolm X e Martin Luther King.