Manifestantes que seguem ocupando as ruas no Estados Unidos contra o racismo e a violência policial derrubaram no sábado (4) - Dia da Independência - uma nova estátua do navegador genovês Cristóvão Colombo.
Integrantes do movimento Black Lives Matter removeram uma estátua localizada em Baltimore, Maryland. Colombo é apontado como um dos responsáveis pelo genocídio dos povos indígenas norte-americanos, e também um defensor do tráfico de escravos, atividade comercial comum em sua época, e durante muitos anos antes do seu nascimento e após a sua morte.
Em Junho, monumentos do navegador localizados em Boston, Richmond, Miami e Camden também sofreram intervenção. Em Boston, uma estátua foi decapitada.
Na sexta-feira, o presidente Donald Trump citou Colombo em seu discurso em que defendeu a manutenção das estátuas de figuras criticadas pelos antirracistas e antifascistas.
"Vamos lutar juntos pelo sonho americano e defenderemos, protegeremos e preservaremos o estilo de vida americano que começou em 1492 quando Cristóvão Colombo descobriu a América. [...] Nunca permitiremos que uma multidão enfurecida destrua nossas estátuas, apague nossa história e doutrine nossos filhos", declarou o republicano.
Assista:
Com informações do O Globo