Uma paciente sobreviveu após ter falência cardíaca e passar três dias com circulação sustentada por uma bomba extracorporal na China. O vídeo da mulher e dos médicos contando o acontecido viralizou na imprensa local.
As informações são do Global Times, jornal oficial do governo chinês em língua inglesa. O vídeo teria sido compartilhado na plataforma Pear Video, utilizada pelos chineses para publicar e comentar vídeos curtos.
A mulher, de 23 anos, teve uma miocardite fulminante e foi internada em um hospital de Xi'an, na província de Shaanxi, noroeste da China. Segundo o Global Times, um dos médicos afirmou que hábitos ruins de sono teriam fragilizado a imunidade da paciente e facilitado o desenvolvimento de miocardite após ela contrair um resfriado.
A paciente foi mantida em ECMO, sistema de oxigenação por membrana extracorporal, desde domingo (26). O sistema, muito utilizado como técnica de suporte de vida ao redor do mundo, copia o funcionamento do corpo humano e permite a filtragem e circulação do sangue.
Na plataforma digital, o vídeo sobre o ocorrido ganhou notoriedade e mais de 20 mil respostas e comentários.