Democracia em Vertigem é eleito pelo The Guardian como um dos 20 melhores documentários para entender 2020

O jornal britânico comparou a ascensão da extrema direita no Brasil, retratada pelo filme de Petra Costa, com o contexto político dos EUA e Grã-Bretanha

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O jornal britânico The Guardian selecionou o filme Democracia em Vertigem, da diretora brasileira Petra Costa, como um dos 20 melhores documentários para explicar o ano de 2020.

Ao justificar a escolha pela obra brasileira, o jornal diz que o documentário adverte sobre a ascensão da extrema direita no Brasil. O veículo também compara essa ascensão com o clima político nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

"O relato arrepiante e bem construído de Petra Costa sobre sua ascensão ao poder não vai aquecer seu coração. É uma explicação densa e apaixonada de uma mudança política que tem sido difícil de seguir apenas nas manchetes, mas também há ressonância universal: o clima público conturbado evocado será reconhecido pelos residentes da América de Trump ou da Grã-Bretanha de Boris Johnson", diz o texto.

Democracia em Vertigem foi aclamado mundialmente por seu amplo retrato do que foi o golpe contra Dilma Rousseff em 2016, apontando suas causas, consumação e consequências. Entre as honras que recebeu, está a indicação ao Oscar de Melhor Documentário em 2020, ao ser escolhido entre os cinco melhores do ano pela Academia de Cinema de Hollywood.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar