Imagens registradas por chineses residentes nos Estados Unidos, gravadas na tarde desta sexta-feira (24), mostram um grupo de homens, supostamente funcionários do governo dos Estados Unidos tentando invadir o edifício onde está a sede do consulado da China, em Houston.
A ação teria sido realizada por funcionários do governo estadunidense, que pretendiam desalojar o local, devido a que, na terça-feira (21), a Casa Branca decretou o fechamento da sede diplomática.
As imagens mostram três tentativas fracassadas do grupo, que utilizou diferentes ferramentas elétricas para tentar arrombar a porta dos fundos do edifício. Aparentemente, não teriam tentado outras vezes, e a invasão do consulado não teria acontecido.
Live from #Houston: #US officials fail to enter the (former) #CCP consulate as the door is locked from inside. They walk to the side door. ?????#?? ?? ??????? #?? ???#??? ?????????????????????? pic.twitter.com/XYJvJbclGu
— Jennifer Zeng ?? (@jenniferatntd) July 24, 2020
A imprensa norte-americana afirma que o grupo “supostamente seria formado por funcionários do governo estadunidense”, mas ainda não há confirmação sobre essa informação. Jornalistas que estavam no local chegaram a perguntar a eles sobre quem os enviou para realizar a ação, mas eles se negaram a responder.
O governo dos Estados Unidos decidiu fechar o consulado chinês em Houston após a divulgação, no último fim de semana, de fotos e vídeos onde se viu fumaça saindo pelo teto do edifício, o que a Casa Branca entendeu como um “indício de queima de documentos, possivelmente ligados a ações de espionagem”.
A China respondeu a acusação dizendo se tratar de uma “provocação sem precedente”, e, em represália, decidiu fechar o consulado dos Estados Unidos em Chengdu, também nesta sexta-feira.