O Twitter reconheceu nesta quarta-feira (15) que sofreu um ataque hacker massivo que afetou dezenas de contas com grande número de seguidores.
Entre as vítimas da ação hacker estão grandes empresários como Bill Gates (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (SpaceX) e Warren Buffet (Berkshire Hathaway), políticos como Barack Obama e Joe Biden (senador e candidato presidencial do Partido Democrata), músicos como o rapper Kanye West, além das contas oficiais de empresas como Uber e Apple.
Ação teria sido promovida por grupos que tentavam dar golpes com criptomoedas, usando os perfis de famosos para oferecer aos seus seguidores grandes benefícios comprando criptomoedas através de links pelos quais se realizavam os roubos.
Muitos dos perfis hackeados publicaram anúncios simultâneos oferecendo bitcoins aos seus seguidores, nas últimas horas. As suspeitas sobre os possíveis autores da ação deve se iniciar pelo caso de Elon Musk e outras das vítimas da ação de hoje que já haviam sido hackeadas por golpistas de bitcoins no passado.
Um porta-voz do Twitter publicou um comunicado dizendo que “estamos investigando o ocorrido para descobrir quem são os responsáveis”. Até o momento, a única determinação foi a de apagar os perfis hackeados.
Abaixo, seguem algumas das publicações feitas pelos perfis hackeados nas últimas horas: