O futebolista alemão Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique e da seleção do seu país, foi tema de polêmica neste fim de semana, graças à divulgação de um vídeo onde ele é visto cantando uma música da banda de rock croata Thompson, conhecida por letras contra imigrantes e referências ao ultranacionalismo croata, e até ao nazismo.
De acordo com a imprensa alemã, o vídeo teria sido gravado em dezembro, durante as férias do jogador, em Dubrovnik, na Croácia.
Neuer singt ein kroatisches Lied mit – den Song "Lijeba li si" ("Du bist schön")
— Schlanggl (@schlanggl) July 12, 2020
? Jetzt ist er ein Nazi
Der Bundespräsident empfiehlt Feine Sahne Fischfilet
? Was für ein toller Hecht pic.twitter.com/X8kJ3CvTw2
Em meio às críticas que recebeu, a assessoria de imprensa do Bayern Munich alega que o jogador não sabia o conteúdo da letra, já que não fala croata, e estaria apenas se deixando levar pelos demais presentes no bar, sem entender o que estava dizendo realmente.
No entanto, entre os que aparecem ao seu lado no vídeo está Toni Tapalovic, que é treinador de goleiros do Bayern Munich, é amigo de Neuer, e é croata, e portanto, sabia claramente o conteúdo da letra e a inclinação ideológica da banda.
O Thompson se tornou popular na Croácia graças à canção “Bojna Cavoglave”, lançada em 1991, durante a guerra dos Bálcãs, que terminou com o desmembramento da antiga Iugoslávia. Em seus primeiros versos, a música exalta o antigo grupo ultranacionalista croata Ustashe, e seu grito “za dom spremni”, que era considerado um equivalente croata à saudação nazista.
O Ustashe foi um grupo fascista que atuou na Croácia durante os anos de 1929 e 1945, e que apoiaram os nazistas durante a II Guerra Mundial, defendendo sua ideologia na disputa pelo território da antiga Iugoslávia. Foram derrotados pelos partisans, liderados pelo general Josip Broz Tito, que também era croata, e que viria a ser presidente da Iugoslávia de 1953 até a sua morte, em 1980.