Se os protestos contra a morte de George Floyd por um policial em Minneapolis não produzirem nenhuma mudança importante no sistema dos Estados Unidos, o movimento Black Lives Matter “queimará esse sistema e o substituirá”. Foi isso o que disse nesta quarta-feira (24) o ativista Hawk Newsome, um dos líderes desse movimento em Nova York.
“Se este país não nos der o que queremos, queimaremos esse sistema e o substituiremos. Querem pagar para ver? Se eu estou falando no sentido figurado ou literalmente é uma questão de interpretação, pense o que você quiser”, disse Newsome, em uma reportagem do programa “The Story”, do canal Fox News.
Segundo o ativista, sua postura não é violenta. “Os Estados Unidos foram construídos sobre a violência. Violência é o que nós sofremos durante todos esses séculos. Qualquer um que nos acusa de violentos é extremamente hipócrita”, respondeu Newsome.
Ele também descreveu o Black Lives Matter como um movimento “dedicado a salvar vidas que sempre foram descartadas pelo sistema. As vidas negras com as quais o sistema nunca se importou, e agora nós dizemos que elas importam, ou então vamos lutar por um novo sistema onde elas importem”.