Em tempos de ataques a estátuas com símbolos racistas, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, decidiu se antecipar à ação de manifestantes antirracistas e anunciou que a prefeitura irá remover a enorme estátua do ex-presidente Theodore Roosevelt da entrada do Museu de História Natural da cidade.
A escultura tem 3 metros de altura e adorna a entrada do edifício desde o ano de 1939. Mostra o ex-presidente estadunidense sobre um cavalo e com traje militar, sendo escoltado por um escravo negro descamisado e um indígena norte-americano.
O atual presidente estadunidense, o ultradireitista Donald Trump, não gostou nada da decisão de Blasio, que é da ala mais progressista do Partido Democrata. “Ridículo, não faça isso”, comentou o mandatário, por Twitter.
Ridiculous, don’t do it! https://t.co/VYez8p9AJh
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 22, 2020
Desde o início da onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos, em diversas oportunidades, Trump alinhou seu discurso a frases e posturas dos setores supremacistas brancos, e não só vem criticando os movimentos antirracistas e antifascistas como ameaça classificá-los como “grupos terroristas”.