Em entrevista para o canal MSNB, nesta sexta-feira (12), o documentarista estadunidense Michael Moore, conhecido autor de filmes premiados como “Tiros em Colmbine” e “Fahrenheit 11 de Setembro”, fez um alerta ao Partido Democrata, cujo candidato presidencial, Joe Biden, lidera as pesquisas para as eleições de novembro.
“Eu imploro aos responsáveis pelo Partido Democrata: não subestimem Trump, ele sabe manipular a raiva dos brancos”, avisou o diretor.
Moore também opinou que “dois terços dos homens brancos dos Estados Unidos votam em Trump, e essas pessoas sentem que seu domínio sobre a política do país está diminuindo rapidamente, e Trump sabe vender a eles a ideia de que ele é a única forma de conseguir manter essa hegemonia”.
A entrevista repercutiu tanto entre o público progressista quanto entre os mais conservadores, e não só os aliados do presidente, como o próprio Donald Trump a difundiu, através de sua conta de Twitter.
Michael Moore: I‘m ‘Begging‘ Dems -- Don‘t Underestimate White Male Trump Supporter‘s ‘Rage,‘ ‘Emotion‘ https://t.co/IktLtIZNgZ via @BreitbartNews Well, he got it right in 2016?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 14, 2020
As eleições nos Estados Unidos estão marcadas para o dia 3 de novembro de 2020. Segundo as pesquisas mais recentes, Joe Biden aparece liderando com 52% das intenções, contra 42% de Donald Trump.
Também vale lembrar que o sistema eleitoral no país é indireto, não vence quem tem mais votos, e sim quem elege mais delegados – aliás, em 2016, Trump teve menos votos que sua adversária, a democrata Hillary Clinton, mas ganhou porque elegeu mais delegados.