Uma estátua de Winston Churcill em Londres foi blindada para evitar ataques dos manifestantes antirracistas. Estátuas de figuras racistas da história têm sido pintadas e removidas no Reino Unido.
O monumento, localizado em frente ao Parlamento, foi pintado com as palavras "era racista" no último domingo (7). Diante da situação, as autoridades optaram por proteger a estátua com barreiras físicas.
Churcill foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial e, depois, entre 1951 e 1955. Apesar de ser considerado um herói por lutar contra o nazismo, Churcill é criticado por sua política imperialista em relação às colônias britânicas.
"É absurdo e vergonhoso que esse monumento nacional esteja hoje sob risco de ataques de manifestantes violentos", afirmou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que é autor da biografia "O Fator Churchill".
"Sim, ele às vezes expressou opiniões que eram e são inaceitáveis para nós hoje, mas ele era um herói e merece plenamente seu memorial. Agora, não podemos tentar editar ou censurar nosso passado. Não podemos fingir que temos uma história diferente", disse Johnson.
Churchill é acusado de negar comida para a Índia durante uma epidemia de fome em 1943, que matou mais de 2 milhões de pessoas. O ex-primeiro-ministro defendia o imperialismo sugerindo que a colonização britânica era o melhor para o que chamava de "raças primitivas".
No último domingo (7), uma estátua do traficante de escravos do século XVII Edward Colston foi removida por manifestantes na cidade de Bristol.