Um grupo de cerca de 250 pessoas tentaram sair da Irlanda depois de reivindicar o recebimento de um auxílio-desemprego especial para a pandemia.
Os detidos teriam se organizado para fugir do país para outros países da União Europeia, onde continuariam recebendo os 350 euros (pouco mais de 2 mil reais) semanais do auxílio especial criado pelo governo irlandês para ajudar as pessoas que perderam seus empregos devido à situação de exceção criada pelas medidas de isolamento.
O mais pitoresco da situação é que, segundo as autoridades locais, a grande maioria dos integrantes do grupo eram brasileiros. O jornal Irish Dialy Mail não informa exatamente quantos seriam, mas assegura que seriam mais da metade dos envolvidos no esquema, e há indícios de que teriam sido os autores intelectuais do esquema.
O diário irlandês também informa que o flagrante permitiu ao país economizar mais de 1 milhão de euros, ao evitar ter que pagar o auxílio a essas pessoas.
Segundo a lei aprovada pelo parlamento do país recentemente, os beneficiados pelo programa receberão esse valor de 350 euros semanalmente, durante os próximos três meses – podendo ser prorrogado, dependendo de como evoluir a situação da pandemia e a necessidade de mais medidas de restrição.