A ANP (Autoridade Nacional Palestina) anunciou nesta terça-feira (19) que se retirará de todos os acordos assinados com Israel e com os Estados Unidos, devido às intenções de Tel Aviv de anexar seus territórios na Cisjordânia.
O presidente palestino, Mahmud Abbas, comentou a decisão em entrevista ao canal Al Jazeera, do Qatar, na qual acusou os governos de Benjamin Netanyahu e Donald Trump de trabalhar em conjunto para permitir o avanço da ocupação israelense nos territórios palestinos.
“O Estado Palestino está isento de todas as obrigações decorrentes de qualquer um dos acordos assinados com os governos dos Estados Unidos e de Israel, incluindo aqueles relacionados a temas de segurança”, declarou Abbas.
O líder palestino também afirmou que Israel deverá assumir total responsabilidade perante a comunidade internacional como uma “força de ocupação no território ocupado da Palestina”.
A respeito dos Estados Unidos, Abbas disse que o país norte-americano é “um parceiro fundamental para garantir a ocupação” de Israel sobre os territórios palestinos.
Para completar a entrevista, o presidente palestino disse não querer “entrar para a história como o líder que vendeu Jerusalém”.