Em meio à dupla crise que vive a Argentina, uma econômica, deixada pelo governo de Maurício Macri, e outra de saúde, pela pandemia do coronavírus, o kirchnerista Juan Zabaleta, prefeito da cidade de Hurlingham, na Grande Buenos Aires, decidiu aumentar o imposto municipal aos bancos e entidades financeiras em 50%
A medida foi anunciada em um vídeo, publicado pelo político nesta quarta-feira (13), em sua conta no Twitter, no qual ele aparece assinando o decreto e mandando um recado aos bancos com sucursais na cidade.
“As coisas têm ido muito bem para vocês, então, agora é hora de vocês fazerem um esforço em favor das políticas sociais, alimentares e de saúde”, enfatizou Zabaleta.
A los bancos y entidades financieras siempre les ha ido muy bien. Ahora les toca colaborar y hacer el mayor esfuerzo.
— Juan Zabaleta (@JuanZabaletaOK) May 14, 2020
Así que quería contarles que firmé un decreto y a partir de este mes, bancos y entidades financieras de Hurlingham van a tener un aumento del 50% en las tasas. pic.twitter.com/jxEvD46GB8
O prefeito também disse que a cidade estará inaugurando, em breve, um novo hospital, “que necessitará de maior receita orçamentária para começar a funcionar e enfrentar o cenário que temos agora (de pandemia)”.
Zabaleta também informou que o imposto passará a ser cobrado já a partir deste mês de maio.