Em meio à pandemia, vídeo de Fidel Castro sobre os médicos cubanos volta à tona: "Nosso país não lança bombas"

Itália, Andorra e França estão entre os países que acionaram os médicos cubanos durante o surto do novo coronavírus

Foto: Marcelo Montecino
Escrito en GLOBAL el

Cuba tem sido acionada durante a pandemia do novo coronavírus em razão dos programas de cooperação internacional que levam médicos cubanos para atuar no exterior.

A iniciativa do país caribenho, criada em 2005, fez um vídeo do o ex-presidente e líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, ganhar destaque nas redes sociais em que ele defende os profissionais de saúde do país.

"Nosso país não lança bombas contra outros povos nem manda milhares de aviões a bombardear cidades. Nosso país armas nucleares, nem químicas, nem biológicas. As dezenas de milhares de pesquisadores e médicos que foram formados no nosso país foram educados na ideia de salvar vidas", dizia Castro em discurso realizado em Buenos Aires, Argentina, em 2003.

"Médicos e não armas inteligentes, porque, por fim, uma arma que mata de forma traiçoeira não é uma arma inteligente", afirmava.

A postura de Cuba tem sido colocada em contraposição com a dos Estados Unidos, que tem buscado usar seu poderio econômico para tomar insumos comprados por outros países e até mesmo para "importar" médicos, em uma clara ofensiva anti-solidária.

Assista ao vídeo de Fidel Castro:

[video width="480" height="480" mp4="https://cdn.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2020/04/fidel-castro.mp4"][/video]