Neste fim de semana (7 e 8 de março), os Estados Unidos anunciaram que já são mais de 500 os casos confirmados no país de pessoas contagiadas com o vírus covid-19, a mais recente mutação do coronavírus.
Diante dessa situação, as autoridades estaduais ou municipais são as que têm reagido com mais rapidez, e entre os 50 estados norte-americanos, ao menos 30 já decretaram estado de alerta. O mesmo aconteceu em várias cidades, incluindo Nova York, Nova Jersey, Los Angeles, Seattle e Portland.
De acordo com os dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins, o número de pessoas contagiadas no país subiu para 537, após a confirmação dos primeiros casos na Pensilvânia, em Illinois, Massachusetts e na capital Washington.
Na California, o cruzeiro Grand Princess ficou atracado em um porto da cidade de Oakland, devido a que trazia 21 pessoas que apresentavam sintomas, enquanto as demais 3,5 mil pessoas a bordo foram obrigadas a ficar em quarentena.
Diante desse cenário, o presidente do país, Donald Trump, deu declarações atacando a imprensa. Disse que as críticas à reação do governo federal norte-americano ao surto do coronavírus nos Estados Unidos “tentam fazer com que o governo pareça ruim, e responsável pelo aumento dos casos”.
“Temos um plano perfeitamente coordenado e ajustado na Casa Branca para o nosso ataque contra o coronavírus”, assegurou Trump, sem dar maiores detalhes sobre qual seria.