Nesta semana, a população uruguaia lembrou o que é ter um governo de direita. O presidente Luis Lacalle Pou, que assumiu o cargo no dia 1º de março, decidiu aumentar as tarifas de água, luz e gás.
A medida foi tomada em plena crise do coronavírus, o que levou a uma reação de repúdio em Montevidéu. Evitando sair às ruas por causa da quarentena, a população decidiu fazer um barulhento panelaço na capital, em protesto contra os aumentos.
Em Montevideo, população fez hoje o primeiro cacerolazo (panelaço) contra o presidente @LuisLacallePou porque este GÊNIO decidiu aumentar todas as tarifas de serviços exatamente em meio à pandemia do coronavirus.
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) March 21, 2020
O Uruguai tinha ontem 94 casos confirmados e nenhuma morte. pic.twitter.com/zxI7O1j1oP
Vale lembrar que, durante a campanha eleitoral de 2019, Lacalle Pou chegou a ser comparado com o argentino Mauricio Macri, que também aumentou as tarifas desses serviços, em uma das suas primeiras medidas de governo, em 2015. Como resposta, o então candidato rechaçou a alusão e garantiu que não aumentaria as tarifas.
A vitória de Lacalle Pou em 2019 acabou com 15 anos seguidos de governos da Frente Ampla, e enfrenta seu primeiro ato de repúdio com apenas 20 dias de mandato.
Até agora, o Uruguai tem 94 casos confirmados de coronavírus, e nenhuma morte.