O ex-presidente do Uruguai e hoje senador, Pepe Mujica, roubou a cena na posse do novo presidente, o direitista Luis Lacalle Pou, no último domingo (1). Mujica se reuniu com o coral logo após o fim da cerimônia e protagonizou um vídeo em que o grupo canta um tango de Carlos Gardel e se emociona.
Na cena, Mujica e a ex-vice-presidenta Lucía Topolawsky - esposa do senador - foram pegos de surpresa por integrantes do Coro Nacional do Sodre, que decidiram entoar a canção "El dia que me quieras" (O dia que me quiseres/amares, em português) como homenagem. O Coro foi o responsável por entoar o hino nacional na posse de Lacalle Pou.
"No dia que me quiseres/ A rosa que enfeita/ se vestirá de festa/ com sua melhor cor", diz trecho da canção dedicada ao ilustre ex-presidente no dia em que a Frente Ampla saiu do poder após 15 anos à frente do país. A emoção tomou conta do local e integrantes do Coro foram vistos chorando.
Em resposta, Mujica fez uma curta declaração consolando os presentes e dizendo "vamos pra cima".
O vídeo ganhou tanta repercussão que fez o novo comando da Sodre ir às redes sociais dizer que os cantores do vídeo não representam a instituição: "Alguns membros do Coro Nacional de Sodre acompanharam espontaneamente Mujica e Topolansky cantando el día que me quieras. Esses membros não representam o conjunto do coro nacional de Sodre".
Assista à homenagem: