Dias depois da homenagem que prestou ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, venceu o primeiro turno da eleição municipal, na qual busca sua reeleição.
Na votação deste domingo (15), Hidalgo teve 29,3% dos votos, e agora disputará o segundo turno com a conservadora Rachida Dati, que ficou em segundo lugar, com 22,7%. A candidata apoiada pelo presidente Emmanuel Macron, Agnès Buzyn, terminou em terceiro, com 17,3%.
Duas semanas atrás, Hidalgo entregou a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris, em cerimônia realizada no Theatre du Gymnase. Na ocasião, Lula entregou seu apoio à reeleição da atual prefeita parisiense.
A jornada eleitoral foi marcada por uma abstenção recorde. Apenas 45% dos eleitores compareceram às urnas, devido ao temor causado no país pelo coronavírus. Tal situação também preocupa as autoridades, já que o segundo turno está marcado, em princípio, para o próximo fim de semana.
Segundo a imprensa francesa, Macron fará um pronunciamento à nação na noite desta segunda-feira (16), e se especula que decretará quarentena em todo o país. Até o momento, a França registra 5,4 mil casos de coronavírus, e 127 mortes.
Os meios locais também especulam com um possível cancelamento dos resultados deste domingo, caso o presidente decida adiar o segundo turno, e somente o rumor dessa possibilidade já está sendo criticado pelos dirigentes do Partido Socialista francês, ao qual Hidalgo pertence.