O jornalista, cineasta e escritor chileno Luis Sepúlveda se encontra em coma devido a um caso agudo de coronavírus. Segundo boletim médico recente do Hospital Universitário Central de Astúrias, na cidade de Gijón, na Espanha, ele está ligado à ventilação mecânica, e seu estado é gravíssimo.
Sepúlveda tem 70 anos e vive em Gijón desde 1997, junto com sua esposa, a também escritora e poetisa chilena Carmen Yáñez. Foi diagnosticado com coronavírus no dia 25 de fevereiro, quando retornava de uma viagem de carro a Portugal – país que registra apenas 62 casos de coronavírus, e nenhuma morte, o que é pouquíssimo em comparação com o restante da Europa.
O escritor chileno foi muito amigo do líder ambientalista brasileiros Chico Mendes, a quem dedicou uma de suas obras mais conhecidas: “O velho que lia romances de amor”. Também é autor de livros como “História de um cão chamado Leal”, “Mundo do fim do mundo” e “Diário de um killer sentimental” .
A Espanha é um dos países com maior número de casos de coronavírus, com mais de 2 mil pessoas contagiadas, e 47 falecimentos até agora. A maioria dos casos foram registrados em regiões próximas à cidade de Madri, capital do país.