Mike Hughes era um engenheiro autodidata, estudou por conta própria e buscou o conhecimento necessário para construir seu próprio foguete, com o qual realizaria o sonho de comprovar sua teoria de que a Terra é plana.
O terraplanista buscava esse objetivo há anos, e tentativa deste sábado (22), realizada no deserto da Califórnia, não foi a primeira, mas sim a última. A aeronave a vapor que construiu junto com um amigo chegou a alcançar uma altitude de quase 2 quilômetros, até começar a perder estabilidade, e cair próximo à região de San Bernardino. Minutos depois, o departamento de polícia da zona confirmou seu falecimento.
Porém, o último fracasso de Hughes não será esquecido. A experiência foi documentada pelo Science Channel, que queria apresentá-la em sua nova série chamada “Astronautas Caseiros”. No vídeo abaixo, de menos de um minuto, é possível ver o voo final de Hughes, desde a decolagem até a queda:
Mad Mike Hughes just launched himself in a self-made steam-powered rocket and crash landed. Very likely did not survive. #MadMike #MadMikeHughes pic.twitter.com/svtviTEi8f
— Justin Chapman (@justindchapman) February 22, 2020
O vídeo do lançamento foi publicado nas redes sociais, e mostra que o voo teve problemas desde a decolagem. Por exemplo, os paraquedas, que seriam usados por Hughes para tentar escapar de algum problema, se soltaram do foguete, o que impediu que ele pudesse se salvar depois.
Hughes tinha 64 anos e desde 2014 vinha tentando realizar seu voo histórico, no qual realizaria as imagens que comprovariam que a Terra é plana. Sua melhor tentativa, antes desta última, ocorreu em março de 2018, quando alcançou aproximadamente a 572 metros de altura, antes de cair.