O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou nesta quinta-feira (3) que o governo do seu país iniciou protocolos para que a OMS (Organização Mundial da Saúde) certifique a molécula DR-10, desenvolvida por cientistas venezuelanos, como um produto “com propriedades curativas contra a infecção covid-19”.
O presidente do país sul-americano fez a declaração durante uma intervenção na Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, que tratou especificamente da questão da pandemia.
Maduro afirma que, segundo os estudos realizados pelo IVIC (Instituto Venezuela de Investigações Científicas), a molécula DR-10 é capaz de neutralizar o coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.
“As investigações que foram feitas mostram que, após 6 meses de desenvolvimento, conseguimos encontrar uma molécula que produz a aniquilação total do vírus da covid-19”, disse o presidente bolivariano.
Em outro momento da sua declaração, Maduro se mostrou confiante em que a descoberta venezuelana será aprovada pela OMS, tanto que já aproveitou de propor um plano para produção em massa do medicamento.
“A solidariedade e a unidade dos povos é a arma mais poderosa contra o coronavírus, portanto, é responsabilidade nossa para com as próximas gerações tomar as decisões corretas, para não perder esta oportunidade de alcançar um mundo melhor”, enfatizou o presidente venezeulano.