Uma mutação do vírus Ebola, classificado como Reston Ebolavírus (RESTV), é capaz de contaminar porcos e pode ser transmitido para humanos, segundo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
O vírus, que provoca graves enfermidades respiratórias nos animais, pode fazer dos porcos hospedeiros intermediários e contaminar humanos por meio da cadeia de alimentação.
"A aparição do RESTV em porcos é um alerta, já que há a possibilidade de transmissão do vírus por meio do contato direto com os animais ou na cadeia alimentar", diz o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
A mutação do Ebola foi identificado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1989, em macacos levados das Filipinas para o estado da Virginia. Em 2008, seis trabalhadores filipinos tiveram sintomas de uma doença pulomonar grave após contato com porcos infectados, o que levou ao estudo. O vírus também foi identificado em porcos na China.